O Container ( invólucro) utilizado pelo CAP-SP é o Vector Student.
Trata-se de um dos mais modernos equipamentos de ultima geração especifico para iniciantes. Alem de muito confortáveis, Velame de forma retangular (principal e reserva), com dimensões superiores ao peso do paraquedista, possui ainda dispositivos de segurança, automática e semi-automática, de abertura do reserva, alem do punho de comando manual.
Obs.: O Vector Student é utilizado no Programa SL desde o primeiro salto até a fase de queda livre enquanto o aluno permanecer sobre a responsabilidade do Instrutor.

PARTE SUPERIOR DO CONTAINER ( PARAQUEDAS RESERVA)
O fechamento do invólucro é feito através de um pino de aço que é ligado ao mesmo tempo a 3 dispositivos de acionamento :
– Punho de comando manual ( acionado pelo paraquedista)
– FXC (disparador automático de abertura)
– Stevens System (dispositivo semi-automático de abertura)

PARTE INFERIOR DO CONTAINER ( PARAQUEDAS PRINCIPAL )
O sistema de abertura Stact Line, nada mais é que uma Fita de Abertura (estática), que em uma das extremidades, através de um cabo flexível, é conectado ao fechamento do invólucro, e na outra extremidade através de um gancho (gancho de ancoragem), é fixado na aeronave. Isto é um Salto Enganchado. Assim sendo o paraquedas acionara em 5 segundos após o abandono da aeronave.

Equipamentos Auxiliares Obrigatórios

1. DISPARADOR AUTOMÁTICO DO PARAQUEDAS RESERVA – FXC
Trata-se de um dos mais modernos equipamentos à segurança existentes no mercado.
Funciona por variação brusca de pressão e velocidade vertical, acima de 12 metros por segundo. É programado no solo para disparar o paraquedas reserva em altura pré-determinada. O aluno depois de checado pelo instrutor, não deve tocar neste equipamento.

2. SISTEMA DE LIBERAÇÃO DO VELAME PRINCIPAL – 03 ARGOLAS
Este sistema é o que se projetou de mais moderno, seguro e simples, tratando-se da liberação do velame principal, de forma fácil e rápida, pela ação de um desconector de cor vermelha (LIBERADOR), que se localiza na altura do peito do aluno.

3. FUNCIONAMENTO DO DISPARADOR SEMI-AUTOMÁTICO STEVENS SYSTEM
É mais um “adicional” à segurança. Trata-se de uma fita ligada em uma de suas extremidades ao tirante do paraquedas principal (fita amarela), antes até de o aluno comandar o punho de comando manual a outra extremidade ao pino de comando do paraquedas reserva efetua a liberação do paraquedas principal, através do desconector, essa fita extrai e assegura a abertura do paraquedas reserva rapidamente.

4. CAPACETE COM RECEPTOR DE RÁDIO

O paraquedista (aluno), após a abertura do paraquedas recebe orientações de um Instrutor que permanece no solo com um rádio comunicador para navegação e trazido para pouso em lugar predeterminado com toda segurança.

5. ÓCULOS DE SALTO

Utilizado mais por paraquedistas na fase de queda livre, mas muito importante também para alunos que usam óculos de grau ou lentes de contato.

6. ALTÍMETRO

Instrumento para medição de altura. Serve para a visualização do paraquedista em queda livre, de forma a acionar seu paraquedas no momento certo, como também é um apoio para a navegação do mesmo até o solo.

EQUIPAMENTO DE ATLETA – CONTAINER “RACER”
O aluno ao mudar da Categoria “AI” (aluno em instrução) para a Categoria “A”, passa a ser atleta e desvincula do Instrutor, consequentemente sai do Student e passa a saltar com paraquedas convencionais, menores e mais compatíveis com seu peso.